sábado, 24 de fevereiro de 2018

Passeando pelo Concelho de Mértola – Mina de S. Domingos

Após efectuarmos o PR9 – Entre o Escalda e o Pulo do Lobo, onde tivemos contacto directo com o Rio Guadiana e toda a sua envolvente mais natural, continuámos o passeio para a Mina de S. Domingos, a fim de visitarmos o seu complexo mineiro.


A tradição mineira de S. Domingos já remonta ao século I, com os Fenícios e Cartagineses, mas a moderna exploração da mina teve início em 1858, por iniciativa da companhia de mineração "Mason & Barry". Os trabalhos prolongaram-se até 1965, ano de esgotamento do minério e de encerramento da mina.

Com o fim da lavra, a aldeia mineira entrou em decadência, existindo agora no complexo mineiro, um grande amontoado de ruínas.






Campo de futebol, onde se localiza atualmente o Campo Cross Brown, que deve o seu nome a Sir Artur Brown, chefe dos Serviços de Transporte e Oficinas da Mason & Barry.





Iniciámos a visita pelo Cineteatro, local de grande dinâmica cultural aquando do auge da exploração mineira. Atualmente o edifício alberga exposições das memórias do tempo em que as minas laboravam. Aqui assistimos a um filme sobre a história da mina e dos seus fundadores.









Seguimos depois a visitar a Casa do Mineiro e o Complexo Mineiro.



















































Jardim e Bairro dos Ingleses – Este local marcava a diferença social existente. De um lado os “Senhores Ingleses” com suas casas com todas as comodidades, do outro lado os mineiros e suas famílias, alojados em pequenas casas sem quaisquer condições. Por curiosidade, os mineiros só podiam entrar no Jardim dos Ingleses ao domingo, para assistir aos concertos no coreto.





Hotel S. Domingos – Nasceu a partir da reconstrução do antigo palácio construído em 1875 no Bairro dos Ingleses, para albergar a direção da mina, o laboratório e a sala de desenho.



Praia Fluvial da Tapada Grande - Instalada na Tapada Grande desde o ano 2000. É a maior de duas albufeiras de água doce criadas pela empresa Mason & Barry durante o século XIX.



A noite já se aproximava, era hora de regressar a Mértola, pois no dia seguinte a viagem continua para Norte onde iríamos visitar o Castelo de Evoramonte.

Um dia voltaremos a este bonito local, que nos deixou a vontade de efectuar o PR10-Rota do Minério, e de podermos explorar além do complexo mineiro, também os arredores que de alguma forma estão relacionados com a Mina: a Moitinha, local da trituração do minério; a Achada do Gamo, sítio privilegiado para as operações metalúrgicas; o Telheiro, estação ferroviária; a estação dos Salgueiros, local de abastecimento e manutenção de equipamento ferroviário circulante e a estação final do trajeto no Pomarão, onde era efetuada a ligação ao porto do Pomarão, no rio Guadiana, que permitia o escoamento do minério.

Mapa do Percurso
Enfim… Fica sempre tanto para ver…


Nenhum comentário:

Postar um comentário