sábado, 27 de setembro de 2014

Aldeia do Vale - Pombal

No dia 27 de Setembro Nenuco e Pastelita efectuaram parte da “Grande Rota 26 - Rota do Paleolítico”, um percurso pedestre que se inicia em Pombal e termina na Redinha. Partiram do centro urbano de Pombal até à Aldeia do Vale, passando no regresso por alguns lugares do concelho e terminando no castelo de Pombal

Iniciámos a nossa caminhada no centro de Pombal, percorrendo ruas e jardins da cidade. Junto à Rotunda do Agricultor, por baixo do IC8, encontrámos as placas de sinalização de início do percurso e seguimos para a Aldeia do Vale. 

Esta aldeia está localizada na Serra de Sicó, pertencendo do lado direito da rua principal à freguesia de Vila Cã e do lado esquerdo à freguesia de Pombal. Supõe-se ser a mais antiga aldeia habitada do Concelho de Pombal, nos últimos tempos tem vindo a ser recuperada, mantendo as suas características originais. 

Percorrendo as ruas da aldeia observámos as suas casas de pedra calcária, com telhados de duas águas, térreas ou de sobrado com currais anexos tal como as suas eiras. Visitámos a Ermida da Senhora do Amparo, muito bonita com alpendre e torre sineira, para depois rumarmos ao largo da fonte, onde se encontra o lavadouro e iniciámos a saída desta pacata aldeia através da Rua do Vale e chegando ao IC8, atravessamo-lo em direcção ao Outeiro das Galegas.

Através de um atalho em Cumieira de Cima, chegámos à Rua do Urugais, na localidade de Vicentes e no lugar de Regato já o Castelo de Pombal se avistava no horizonte, ao qual procedemos a uma ligeira visita, para finalmente na sua encosta, degustarmos as nossas sandochas, dando assim por terminados os cerca de 16 km de mais uma agradável caminhada por terras de Portugal.

Mapa do Percurso - Parte 1

Mapa do Percurso - Parte 2


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário