sábado, 21 de abril de 2018

PR3 - Rota da Pedra D'Hera - Fundão

A Rota da Pedra d'Hera, pertence à rede de percursos pedestres do Fundão e desenvolve-se numa das encostas da Serra da Gardunha.

Inicia-se na Praça do Município, no Fundão e segue pela Rua da Cale até ao Chafariz das Oito Bicas. Depois é subir a serra, passando pelo parque desportivo e pelos depósitos de água, passa junto ao entroncamento com o outro inicio do percurso, no Parque do Convento e seguindo à nossa esquerda, continuamos a subir até à estrada de alcatrão que liga Souto da Casa a Alcongosta.

Logo após o primeiro quilómetro começou a chover intensamente, com muito vento, o que não deu para desfrutar do percurso como gostaríamos, de podermos apreciar os cerejais em flor. Foi sempre debaixo de chuva que passámos no local onde o PR7 - Rota da Cereja, se encontra com o nosso, onde seguimos depois à esquerda na direcção ao topo do Monte de S. Brás, onde virámos depois à esquerda, apanhando um trilho muito íngreme, numa floresta de castanheiros, até ao Miradouro da Pedra d'Hera, que nos brinda com uma paisagem fantástica sobre a Cova da Beira e sobre a Serra da Estrela. Lamentámos o facto do tempo estar chuvoso e não podermos desfrutar da beleza do local em toda a sua plenitude.

Continuando a descer por entre castinçais e cerejais, e sempre com a chuva a não dar tréguas, chegámos aos depósitos de água, onde já havíamos passado, regressando ao Largo do Município, completamente encharcados, mas com a sensação de dever cumprido, ao fim de quase 7 Km percorridos, em condições adversas.

À tarde a chuva abrandou e voltámos à serra, passando pela aldeia de Alcongosta e agora sim, podemos apreciar o bonito espectáculo que são as cerejeiras em flor, descendo depois ao Fundão onde efectuámos o Percurso Urbano que nos tinham sugerido no Posto de Turismo.




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário