sábado, 18 de novembro de 2017

PR1 - Rota das Avelãs - Anadia

O PR1 de Anadia, desenvolve-se nas freguesias de Avelãs de Caminho e de Avelãs de Cima. Pode-se iniciar em Avelãs de Cima junto ao cemitério ou no Parque Claudino Pinto (Choupal) em Avelãs de Caminho. Nós optámos por começar em Avelãs de Caminho junto à Igreja, pela proximidade ao IC2, evitando assim perda de tempo a encontrar o local exacto.

Este percurso levou-nos a conhecer essencialmente o património cultural e religioso destas duas freguesias.

Deixando para trás a Igreja Paroquial, caminhámos alguns metros pelo IC2 e chegámos ao Jardim St. Même Les Carriéres dirigindo-nos de seguida ao Choupal, e seguindo as marcações, fomos conhecendo agradáveis parques de merendas que nos dão ideias para umas patuscadas entre amigos ou em família. Todos estes parques encontram-se muito bem equipados com mesas, caixotes do lixo, churrasqueiras e quase sempre acompanhados de bonitas fontes de onde jorra água fresca e cristalina.

Passámos também por várias capelas, nomeadamente a de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Livramento, Igreja paroquial de S. Pedro, Capela de S. Pedro e Capela Nossa Senhora das Neves. Nos vários campos agrícolas por onde íamos passando observava-se essencialmente a labuta da apanha da azeitona.

Por algumas vezes, o nosso percurso sobrepõe-se à Grande Rota 32 – Rota da Flor de Liz, originando que as marcações se confundam e deixem algumas duvidas pela direcção a seguir. No entanto foi um percurso bastante interessante, onde ao longo de cerca de 13 Km, nós passámos facilmente por caminhos de terra e estradas de alcatrão, sem declives a salientar, tirando a sua dimensão é um percurso acessível a todos.





















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário