sábado, 7 de dezembro de 2013

PR2 - Caminho do Xisto de Aldeia das Dez II - Rota Imperial

Aldeia das Dez e Avô foram as aldeias escolhidas pelo Nenuco e pela Pastelita para efectuarem a caminhada no dia 7 de Dezembro, a primeira localizada na Serra do Açor a segunda na encosta entre as Serras da Mendacha e dos Almoinhos. 


Ao longo de cerca de 12 kms perdemo-nos por entre o casario, ruas e ruelas destas povoações, bem como, nos infiltramos nas matas, olivais e terrenos agrícolas, efectuando o percurso pedestre PR2 – Caminho do Xisto de Aldeia das Dez II - Rota Imperial.



O dia estava gelado, mas nem o branco da geada no chão, nem o seu estalido debaixo dos pés, ou a observação das poças com água congelada, congelaram o nosso entusiasmo e de mochila às costas e máquinas fotográficas na mão lá vamos nós em direcção a Avô, inicialmente dentro da localidade espreitando todos os cantos e aproveitando para se deliciarmos com a bonita paisagem, pois esta aldeia é um privilegiado miradouro sobre as serras circundantes.



Por entre campos de cultivo e através de uma calçada romana, chegamos à Capela de Santa Maria do Mosteiro e mais à frente já dentro de Avô vemos a Capela da Nossa Senhora dos Anjos. Mais ao fundo demos início à subida até ao Castelo, onde temos uma visão privilegiada sobre a povoação e a Praia Fluvial da Ilha do Picoto, local este escolhido por nós para almoçar.



Voltamos a por os pés ao caminho por uma calçada romana, por uns trilhos bastante íngremes e sinuosos até a Capela de S. Pedro, onde voltamos a descer até Avô e após atravessarmos a Ribeira de Pomares seguimos o antigo caminho de ligação entre esta aldeia e a Aldeia das Dez, havendo neste trajecto um grave défice de sinalização, o que originou que durante vários quilómetros não tivéssemos a certeza se estaríamos no caminho certo.



E já a escurecer com o frio novamente a fazer-se sentir, chegamos ao nosso ponto de partida, havendo ainda tempo para uma visita a Igreja Matriz e uma ultima incursão pelas ruas desta pequena aldeia, onde apetece explorar todos os recantos, sendo difícil ir embora e deixar algum sitio por visitar.

Folheto - PDF

Informação do Percurso



























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário