Numa manhã de nevoeiro intenso, partimos para Souto Bom, uma aldeia do concelho de Tondela, situada numa das encostas da Serra do Caramulo, onde iríamos efectuar o PR6 – Rota dos Moinhos.
Saímos de casa com grandes expectativas, pois em Dezembro de 2014, tínhamos efectuado o PR1 – Rota dos Laranjais, neste concelho e tínhamos adorado.
O percurso inicia-se no Centro de Acolhimento da aldeia e desce pela floresta entre carvalhos e castanheiros, em direcção aos campos agrícolas delimitados por muros de pedra. Esta zona é muito rica em minas, nascentes, represas e ribeiras, originando um percurso muito agradável.
Passando umas alminhas, começámos de imediato a avistar a aldeia e os campos agrícolas circundantes, alinhados em socalcos de forma de vencer o declive da serra.
Pelo Caminho da Tapada, chegámos às primeiras casas da pequena aldeia de Souto Bom, com a Capela em granito, tal como as casas tradicionais construídas do mesmo material
Percorridas algumas ruas passámos pelo lavadouro, muito original, que foi feito aproveitando o curso de uma ribeira. Deixámos o aglomerado habitacional através da Calçada do Vale do Moinho, seguindo em direcção ao núcleo dos moinhos da Ribeira de Pena. Vale a pena ficar neste local incrível, de rara beleza, passear-se pelos passadiços de madeira e apreciar o conjunto patrimonial, muito bem recuperado.
Ao longo deste bonito exemplar da cultura de outros tempos, está também este espaço transformado em local de Conhecimento e de Temáticas ligadas às Energias Renováveis e à Reciclagem. Está também representado o nosso sistema solar, tal como um local que está preparado para a instalação de telescópios.
Passámos também pelo relógio de sol e seguimos em direcção a Eiras.
Através de calçadas já desgastadas pelo tempo e pelo uso, apanhámos o caminho florestal que nos levou de volta ao trilho inicial e ao ponto de partida.
Mapa do Percurso |
Nenhum comentário:
Postar um comentário