sábado, 17 de maio de 2014

Lapas-Sobreirinho-Ribeira da Povoa

No dia 17 de Maio Nenuco e Pastelita, após verem a sugestão de um percurso pedestre no site Wikiloc muniram-se de alguns mapas e aventuraram-se pela Freguesia de Além da Ribeira do concelho de Tomar, mais propriamente na povoação de Vale Venteiro.”


De mapas na mão tomámos a direcção de Tomar, passando por Freixianda e após algumas indecisões e alguns enganos, chegámos à povoação de Vale Venteiro, onde iniciámos o percurso junto à Associação/Junta de Freguesia de Além da Ribeira.

Esta freguesia é rica em tradições e belezas naturais em que a maior parte da população se dedica à agricultura, resultando disso uma grande quantidade de terrenos irrigados por diversas noras que tiram a água directamente do rio.

Saindo da Associação e seguindo a Rua Dr. Silvino Sequeira, chegámos ao cruzamento para a Rua dos Fetais e Carqueijal, virando à esquerda para uma estrada de terra em direcção à Capela de Nossa Senhora das Lapas, local onde tivemos o primeiro contacto com o Rio Nabão e onde se podem ver algumas grutas e outras cavidades naturais.

Ladeando os campos de cultivo chegámos ao Sobreirinho, onde existem as ruínas de uma antiga fábrica de papel e a praia fluvial. Escolhemos este local para almoçar e durante o repasto a “nossa” pequena praia foi invadida pelos participantes numa descida do Nabão em canoas, que fizeram ali o seu cais. 

Continuámos o nosso caminho por estrada de alcatrão através do Caminho do Rio e após a Rua Direita seguimos o Caminho do Cairrão onde descemos para encontrar a Ribeira da Póvoa e por entre terras de cultivo, subimos a Rua do Vale Venteiro que nos levou de novo ao ponto de partida. Já no regresso a casa, fizemos um desvio pelo interior da freguesia a fim de visitarmos a igreja matriz e ficarmos a conhecer um pouco melhor a localidade.



Mapa do Percurso






























































Nenhum comentário:

Postar um comentário