domingo, 4 de maio de 2014

Pedra da Ferida

O sol ainda vai alto, Nenuco e Pastelita ainda não se dão por vencidos e decidem ir pela aldeia do Espinhal para fazerem mais um percurso, desta vez até à Cascata da Pedra da Ferida


A Cascata da Pedra da Ferida localiza-se a 2,6 kms da aldeia do Espinhal em plena serra do Espinhal, no concelho de Penela. É uma cascata com cerca de 30 metros que forma uma piscina razoável à sua queda, óptima para um banho refrescante no verão.


Apesar do 1º troço do percurso até à pedra da ferida poder ser efectuado de carro, optámos por efectuar os 2 kms a pé, desde o Largo Fundo do Calvário onde se encontra a placa informativa, seguindo o caminho da Ribeira da Azenha este troço é efectuado maioritariamente por estrada de alcatrão e de terra batida fazendo-se sem qualquer dificuldade. O 2º troço que vai da pedra da ferida até à cascata ao longo das margens da ribeira, só pode ser efectuado a pé sendo um pouco sinuoso com zonas lamacentas sendo necessárias precauções redobradas.

A zona encontra-se muito bem sinalizada, munida de boas infra-estruturas, nomeadamente parque de merendas e pontes, estando em óptimas condições de limpeza, tudo o que é necessário para que se possa usufruir em toda a plenitude da beleza do local.

Após apreciação da queda de água há que fazer os 2,6 Kms de regresso até ao ponto de partida para posteriormente fazermos uma visita ao Castelo de Penela. É um castelo medieval sobranceiro à vila, onde se destaca, no seu interior, a igreja de São Miguel e um conjunto de sepulturas antropomórficas. Apresenta uma planta poligonal, muito irregular, moldando-se às características do terreno. Do alto do castelo tem-se uma vista maravilhosa sobre a vila e toda a zona envolvente, poderíamos ficar muito tempo a apreciar estas paisagens, mas a noite já se avizinhava e eram horas de regressar a casa com a certeza de que mais uma vez tivemos dia bem passado em contacto com as maravilhas do nosso país.

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário