No intuito de explorarmos um pouco do Concelho de Vila de Rei, assentámos arraiais numa das Casas da Ladeira, numa aldeia no centro de Portugal, entre Vila de Rei e Abrantes: a Matagosa, ou Matagosinha, como parece chamar-se aquela zona mais específica, onde iríamos pernoitar.
Começámos por atravessar o concelho de Vila de Rei, dirigindo-nos a Água Formosa onde tínhamos previsto efectuar o PR4 VLR - Caminho do Xisto de Água Formosa. Devido às condições atmosféricas não nos foi aconselhado efectuá-lo devido à chuva abundante, por esse motivo e um pouco a contra gosto, limitámo-nos a fazer uma pequena visita, caminhando um pouco pela calçada que dá acesso à Fonte de água formosa, deixando a promessa de a curto prazo lá voltarmos e podermos desvendar mais algumas das maravilhas desta aldeia, onde as casinhas de xisto se alinham em anfiteatro de forma a poderem captar a maior quantidade de raios solares.
Continuámos depois para o nosso destino, atravessando a pequena ponte, sobre a Ribeira de Codes (um afluente do rio Zêzere), local de confluência dos concelhos de Abrantes, Vila de Rei e Sardoal, seguindo assim para Matagosa.
Aproveitando a óptima localização das “Casas da Ladeira”, junto à Albufeira de Castelo do Bode, efectuámos uma pequena caminhada, descendo uma escadaria de pedra que liga as casas à Albufeira. Após percorrermos durante alguns metros a sua margem, subimos pela Rua da Albufeira, passando pela Igreja e voltando de novo ao ponto de partida, perfazendo quase 1Km (ver mapa do percurso).
Aproveitámos também para conhecer a Freguesia de Fontes, no concelho de Abrantes, que fica a escassos quilómetros, onde na qual já tínhamos saboreado um tradicional maranho no dia anterior.
Fontes é uma localidade banhada pelas águas do rio Zêzere, onde o verde da vegetação se mistura com o azul das águas do rio, oferecendo-nos paisagens espectaculares. De passagem pela freguesia não podemos deixar de visitar, entre outros, a Cabeça Ruiva e o Miradouro das Fontes, situado no adro da Igreja Matriz, proporcionando-nos uma vista sem igual, sobre o casario e sobre a Albufeira do Castelo do Bode.
Mapa do Percurso |
Nenhum comentário:
Postar um comentário