Numa iniciativa frustrada, dirigimo-nos à Figueira da Foz para efectuarmos o PR4 - Rota das Lagoas.
Iniciámos o percurso junto à Casa do Guarda, pertinho da Lagoa das Três Braças. Aqui, encontrámos o placard, já bastante degradado, não augurando nada de bom, mas mesmo sem encontrarmos qualquer marcação, seguimos em direcção à Lagoa da Vela.
Rapidamente chegámos à conclusão que a alternativa seria seguir pela estrada florestal e fazermos o percurso “à nossa maneira”, pois mesmo tentando seguir o mapa era muito complicado, porque éramos sempre esbarrados pelas valas de água, que abundam naquela zona.
Chegámos então à Lagoa da Vela, um local lindíssimo, onde em tempos deve ter tido os seus momentos de glória, pelos vestígios de corrimões de madeira, pelo bar, churrasqueiras e mesas para picnics. Salta à vista que em tempos houve alguém que teve muito gosto em transformar aquele espaço num local agradável e confortável aos seus utilizadores, neste momento, tal como o percurso encontra-se sem qualquer tipo de manutenção.
No entanto há algo que não se degradou e que continua a apelar para que se visite aquele espaço, a magnifica vista sobre a lagoa, o colorido da vegetação e o chilrear dos pássaros, que, abstraindo-nos nós da degradação em redor, podemos usufruir de um local muito bonito e relaxante, onde se respira tranquilidade.
Desconhecendo o rumo a tomar para a conclusão do percurso, regressámos pelo mesmo caminho até à Lagoa das Braças, também ela escondida por detrás de uma vasta vegetação passando despercebida a quem se passeia por aquela zona.
Mapa do Percurso |
Nenhum comentário:
Postar um comentário