sábado, 29 de abril de 2017

PR 5 - Águia do Sarilhão – Campo do Gerês – Terras de Bouro

O Percurso Pedestre da Águia do Sarilhão, inicia-se na Porta do PNPG em Campo do Gerês, junto ao Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas.

Seguindo pelo vale do Ribeiro de Roda, passámos junto ao Parque de Campismo e praticamente, no sopé da Fraga do Sarilhão.

Neste vistoso e imponente maciço rochoso, a Águia Real, agora em perigo de extinção, fazia ali os seus ninhos, daí ter surgido o nome deste percurso.

Após uma descida por um caminho muito tecnico, vamo-nos aproximando da Albufeira de Vilarinho das Furnas, situada no Rio Homem, onde na margem direita se encontra a antiga aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas, submersa aquando da construção da barragem. Segundo o que apurei, parece que em alturas de pouca água ainda se conseguem ver os vestígios da aldeia, as ruas e as ruínas do que em tempos foram habitações.

Além das margens da albufeira, caminhámos também um pouco na Via Nova XIII (Geira) que ligava Braga a Astorga, em Espanha, passando pelas milhas XXVII, XXVIII e XXIX e pelo núcleo de padrões romanos ou marcos miliários. (que assinalavam a milha romana - cujo comprimento é diferente da milha actual), em grande parte epigrafados).

Deixando a Albufeira encravada no vale, subimos até à povoação de Campo do Gerês, apreciando a sua arquitectura tradicional, onde muitas casas foram alvo de beneficiação, estando agora transformadas apelativamente em Alojamento Local.

Restava agora efectuar o caminho de regresso ao Museu, mas a partir da Junta de Freguesia de Campo do Gerês houve alguma confusão com as marcações, ou com a ausência delas, levando-nos a efectuar a descida a nosso belo prazer. Após cruzarmos a ponte romana, rapidamente começámos a observar o Cruzeiro de Campo do Gerês, feito com base num marco miliário da antiga estrada romana (Via Nova - Geira)

Foi um percurso bastante agradável, onde ao longo 10,5 Km, uma vez mais tivemos contacto com as belezas deste Parque Natural.

Outras publicações no Parque Natural Peneda/Gerês em Agosto de 2014:



Mapa do Percurso














































































Nenhum comentário:

Postar um comentário