Iniciámos o percurso junto à sede da Junta de Freguesia e seguindo a única placa e marcação encontrada, onde se lia “Lenteiro”, dirigimo-nos ao Parque da Cidade, “Lenteiro do Rio”. Esta atitude originou que tivéssemos efectuado o percurso ao contrário do recomendado.
Seguindo por dentro da vila, passámos pela Capela de S. Sebastião, pela Igreja da Misericórdia e pelo Palácio de Reriz, indo de encontro ao Rio Sul, que banha o parque.
Passando o Lenteiro do Rio, atravessámos a Ponte Nova sobre o Rio Vouga, subindo depois em direcção a Arcozelo, onde ficámos a conhecer a Ermida oitocentista de Santa Eufémia.
Passando o Lenteiro do Rio, atravessámos a Ponte Nova sobre o Rio Vouga, subindo depois em direcção a Arcozelo, onde ficámos a conhecer a Ermida oitocentista de Santa Eufémia.
Um pouco mais à frente, tivemos de decidir se fazíamos o percurso alternativo, o PR 7.1, que passa pelo lugar de Bandulha. Como não gostamos de perder nada, optámos por efectuar este desvio, que é de alguma exigência física e pouco acrescenta de interessante à caminhada.
Voltando ao percurso principal, atravessámos a Ponte da Comenda, sobre o Rio Trouce, percorrendo a sua margem durante alguns metros. Passando Fermil, chegámos ao lugar de Monsanto de onde se obtém uma bonita panorâmica sobre o Vale do Rio Trouce.
Este local já era nosso conhecido quando efectuámos o PR7 - Percurso das Poldras, pertencente à rede de percursos pedestres de Vouzela, que tem uma parte comum com o PR7 de S. Pedro do Sul, ao Longo da antiga linha do “Vouguinha”, onde a paisagem sobre S. Pedro do Sul e o Rio Vouga é espectacular.
Abandonando a parte comum do percurso com o PR 7 - de Vouzela, continuámos pela linha até à antiga Ponte Ferroviária de Negrelos, sobre o Vouga, testemunho das magníficas obras de arte em alvenaria do nosso país.
Mapa do Percurso |
Nenhum comentário:
Postar um comentário