Após a passagem por S. Martinho de Mouros, voltámos ao Concelho de Resende, desta vez à localidade de Cárquere.
Antes de nos dirigirmos a Cárquere, onde iríamos ficar alojados no Caminho da Ribeirinha, era nossa intenção efectuar o PR1- Percurso do Vale do Cabrum, mas como tinham havido incêndios na zona, achámos mais prudente visitarmos apenas os locais mais emblemáticos do percurso.
Nesta passeata voltámos a ter contacto com monumentos da Rota do Românico, nomeadamente a Ponte da Panchorra, sobre o Rio Cabrum, situada em pleno planalto da Serra de Montemuro e o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, onde reza a lenda, aconteceu o milagre a D. Afonso Henriques, quando ainda criança foi ali levado pelo seu aio, Egas Moniz, para ser curado das más formações que tinha nas pernas.
Cruzámos o Rio Cabrum na ponte centenária de Covelinhas e visitámos a Igreja Matriz de S. Pelágio em Ovadas de Baixo.
Visitámos também o Parque Fluvial e a Ponte da Lagariça, contactando novamente com o Rio Cabrum, de onde, lá no alto, se avista a casa e a Torre da Lagariça na Freguesia de S. Cipriano, neste local passou Eça de Queiroz e diz-se ter sido aí que se inspirou para escrever “A Ilustre Casa de Ramires”.
Em seguida deslumbrámo-nos com a vista fabulosa sobre o Douro, no alto do Penedo de S. João e para finalizar a nossa estadia, efectuámos uma visita às Caldas de Aregos, onde nos refastelámos numa esplanada junto ao Rio Douro tirando partido das boas energias que este local nos oferece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário