Entranhando-nos no Parque Natural do Vale do Guadiana, propomo-nos conhecer o seu Ex-libris o Pulo do Lobo, a maior queda de água do Sul de Portugal, efetuando o PR9 – Entre o Escalda e o Pulo do Lobo.
O percurso inicia-se a cerca de 5 Km da aldeia de Amendoeira da Serra, onde supostamente visitaríamos a Anta das Pias, que infelizmente não conseguimos encontrar.
Seguindo a estrada de terra, iniciámos a descida em direcção ao Vale do Guadiana, passando junto da ruína da antiga casa do moleiro do “Moinho do Escalda.
A partir daqui o percurso torna-se mais sinuoso, surgindo caminhos estreitos e pedregosos, começando a aumentar a dificuldade e o nosso entusiasmo, deslumbrando-nos com a beleza da paisagem.
Tipo saltimbanco, trepando e saltando por entre as pedras, eis-nos chegados à Cascata do Pulo do Lobo. Infelizmente o caudal do rio estava um pouco em baixo devido à seca, dissimulando um pouco a grandiosidade desta cascata.
Depois foi subir por estrada de terra batida e de alcatrão até ao inicio do percurso. Mais uma vez tentámos encontrar a anta, em vão… talvez não fosse má ideia colocarem no local uma placa de sinalização.
Foi um percurso bastante bonito, com cerca de 6 km que nos colocou em contacto directo com a natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário