domingo, 8 de abril de 2018

Passeio na Serra da Estrela







Lagoa Comprida

A barragem da Lagoa Comprida localiza-se no concelho de Seia, distrito de Guarda.

Situada na ribeira da Lagoa foi construída a partir de uma lagoa natural é a mais conhecida e a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela, sendo o principal reservatório de água da serra da Estrela.

Dali observa-se uma paisagem fabulosa da natureza no seu estado mais puro, sendo uma paragem obrigatória para quem visita a serra, seja Verão ou Inverno.








Sabugueiro

O Sabugueiro é uma aldeia turística que pertence à rede de Aldeias de Montanha do Concelho de Seia e é denominada a Aldeia mais alta de Portugal, embora pareça haver outras com altitudes superiores ou equiparadas.


Em conjunto com a Torre (ponto mais alto da Serra da Estrela) e com a Lagoa Comprida é um lugar de referência para quem visita a Serra da Estrela, pois é quase irresistível parar e visitar algumas das várias lojas existentes e degustar alguns enchidos ou queijinhos da região. Também é comum ver alguns exemplares de cães raça Serra da Estrela a passearem-se pelas ruas ou à venda em alguns estabelecimentos. 

Não fique apenas por visitar a parte comercial, desça à Praia Fluvial no rio Alva, descubra os moinhos de água e as cascatas, calcorreie as ruas empedradas, aprecie as casas de granito e descubra o seu património, onde os usos e costumes de antigamente ainda se mantém.







































Manteigas

Manteigas é uma vila sede de concelho, situada a cerca de 700m de altitude, num vale glaciar da Serra da Estrela, é possuidora de muitos encantos, uns que se vêem à chegada e outros mais recônditos, mas de enorme beleza, como podemos constatar quando efectuámos um dos nossos primeiros percursos pedestres o PR2 - A Rota do Javali em Outubro de 2013. 

A poucos quilómetros dali, a mais de 1.800 m de altitude na base do Cântaro Magro, nasce o rio Zêzere, que atravessa a vila reforçando assim a sua beleza natural, continuando a correr por entre montanhas até Constância, onde desagua no rio Tejo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário