sábado, 24 de fevereiro de 2018

PR9 - Entre o Escalda e o Pulo do Lobo

Entranhando-nos no Parque Natural do Vale do Guadiana, propomo-nos conhecer o seu Ex-libris o Pulo do Lobo, a maior queda de água do Sul de Portugal, efetuando o PR9 – Entre o Escalda e o Pulo do Lobo.

O percurso inicia-se a cerca de 5 Km da aldeia de Amendoeira da Serra, onde supostamente visitaríamos a Anta das Pias, que infelizmente não conseguimos encontrar.

Seguindo a estrada de terra, iniciámos a descida em direcção ao Vale do Guadiana, passando junto da ruína da antiga casa do moleiro do “Moinho do Escalda. 

A partir daqui o percurso torna-se mais sinuoso, surgindo caminhos estreitos e pedregosos, começando a aumentar a dificuldade e o nosso entusiasmo, deslumbrando-nos com a beleza da paisagem. 

Tipo saltimbanco, trepando e saltando por entre as pedras, eis-nos chegados à Cascata do Pulo do Lobo. Infelizmente o caudal do rio estava um pouco em baixo devido à seca, dissimulando um pouco a grandiosidade desta cascata. 

Depois foi subir por estrada de terra batida e de alcatrão até ao inicio do percurso. Mais uma vez tentámos encontrar a anta, em vão… talvez não fosse má ideia colocarem no local uma placa de sinalização. 

Foi um percurso bastante bonito, com cerca de 6 km que nos colocou em contacto directo com a natureza. 

Em seguida o nosso passeio continuou pela Mina de S. Domingos para depois regressarmos a Mértola.










































































 

Mapa do Percurso

Nenhum comentário:

Postar um comentário