sábado, 23 de agosto de 2014

Rota das Lagoas - Mira

No dia 23 de Agosto Nenuco e Pastelita ficaram pela zona centro pensando curtir o fim das férias com um agradável dia de praia e para matar o “bichinho” das caminhadas efectuariam o circuito em torno da barrinha da Praia de Mira. O posto de turismo estava mesmo ali ao lado e rapidamente foram em busca de informações sobre os percursos pedestres da zona e uma caminhada de 3 km transformou-se numa com mais de 16 km

O dia estava bonito e o sol já se fazia sentir. Mesmo à nossa frente, num local privilegiado junto à barrinha, estava um palheiro (nome que se dá às habitações de madeira, tradicionais desta zona), que tinha simultaneamente a função de Posto de Turismo e Museu Etnográfico. Aproveitando o facto informámo-nos sobre os percursos pedestres da região, ficando a saber que Mira tem cerca de 25 Km de ciclovia e através dela poderão efectuar-se 3 percursos, todos eles lineares: 
  • O Roteiro A do Areão à Praia de Mira (Rota Gandaresa), com 10,4 Km. 
  • O Roteiro B da Praia de Mira à Lagoa de Mira (Rota das Lagoas) com 8 Km. 
  • O Roteiro C da Lagoa de Mira a Ermida (Rota dos Moinhos) com 5,7 Km. 

Como era nossa intenção contornar a barrinha decidimos pegar no Roteiro B que a contornava e se estendia posteriormente até à lagoa de Mira.


Após visitarmos o Museu que representa uma homenagem ao povo de Mira e às suas origens, com uma ampla sala onde são patentes algumas exposições temporárias, iniciámos a nossa caminhada pelo lado esquerdo contornando a barrinha, observando uma infinidade de patos e os vários pontos de aluguer de gaivotas que faziam as delícias de um grande número de visitantes, que deslizavam serenamente pelas águas calmas da lagoa.

Seguindo a ciclovia, passámos por uma zona de diversão com carrosséis e carrinhos de choque, passámos também por alguns campos agrícolas, sempre com a barrinha do lado direito enfeitada com diversas plantas aquáticas. Várias placas iam-nos indicando o caminho para a Lagoa de Mira e através de passadiços e de diversas pontes chegámos ao clube náutico. A partir deste local começámos a percorrer os cerca de 6 km de floresta, essencialmente de pinheiro bravo e passando a Unidade Hoteleira Quinta da Lagoa começámos a avistar a Lagoa de Mira. 

Aproveitámos para almoçar no excelente Parque de Merendas, passando Pelo Sitio do Cartaxo – Ecoturismo e caminhando junto às margens passámos junto ao Hotel. Decidimos seguir as marcas existentes dos percursos pedestres, através de trilhos de areia por dentro da floresta, indo de encontro novamente à estrada de alcatrão junto à Vala Real, onde se encontra uma bonita ponte de madeira. Atravessando a estrada e seguindo por um caminho entre canas transpusemos algumas propriedades agrícolas e voltámos a entrar na ciclovia em direcção à Praia de Mira. 

Com a lagoa do lado esquerdo, percorremos o parque de merendas até ao Clube Náutico e finalmente seguimos em direcção à praia observando os bungalows do Parque de Campismo, de madeira escura, inspirados nos palheiros típicos da região, com a varanda virada para o Lago do Mar, para merecidamente sentirmos a areia fina debaixo dos pés e repousarmos 30 minutos antes de regressarmos a casa, cansados mas felizes com mais uma caminhada num sitio muito bonito e repleto de tradições.

Mapa do Percurso

































              












       

















             















Nenhum comentário:

Postar um comentário