domingo, 12 de junho de 2016

Percurso na Barragem do Peneireiro

Sempre se ouviu dizer que quando estamos bem o tempo passa depressa e connosco não foi diferente.

No dia de regresso a casa, o terceiro dia por Trás os Montes, acordámos cedo para efectuarmos uma caminhada ao redor da Barragem do Peneireiro, barragem esta, que faz fronteira com o lindíssimo Parque do Campismo de Vila Flor.

Junto ao Parque existe o complexo das piscinas, um parque de merendas, equipamentos para a prática de exercício físico, alguns circuitos assinalados e um mini-zoo, onde existem algumas espécies de aves e veados.

Ao longo de cerca de 3,5Km percorremos a margem da barragem, observando os peixes saltitantes, tartarugas e toda a sua beleza natural, chegando assim, rapidamente a hora de abandonarmos o local, já com alguma saudade.

Já de regresso, no local onde o Douro separa os Concelhos de Carrazeda de Ansiães com o de S. João da Pesqueira, tivemos hipótese de ver novamente uma eclusa a funcionar, agora na Barragem da Valeira. Esta eclusa tem um desnível de 33 metros.

O almoço aconteceu em S. João da Pesqueira, e continuámos pela margem do Douro até à Régua, nos deslumbrando com os socalcos das vinhas do famoso Vinho do Porto.

Foi um fim de semana em contacto com tudo o que Portugal tem de melhor para nos oferecer: excelente comida, fabulosas paisagens, acompanhadas da calorosa simpatia das gentes do Norte.

 Mapa do Percurso
Mapa do Percurso




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário