No centro da Vila de Miranda do Corvo, junto ao Rio Dueça, inicia-se o percurso pedestre que liga a vila à Quinta da Paiva.
Por um passadiço de madeira ao longo do rio, passámos por paisagens urbanas, agrícolas e de floresta.
É uma caminhada muito agradável ao longo do rio Dueça e da ribeira do Alhêda, que vai de encontro às piscinas ao ar livre, ao parque de merendas e ao Hotel Parque Serra da Lousã. Ao chegar a este local impõe-se a visita ao Parque Biológico da Lousã.
Este parque surgiu de uma parceria entre a Fundação ADFP e o Município de Miranda do Corvo, onde a criação de emprego e ocupação para desempregados de longa duração, pessoas com deficiências ou doentes crónicos, são o principal objetivo, tendo também a finalidade de promover o gosto pela natureza.
No Parque podemos encontrar os animais da quinta (Quinta Pedagógica), mas também uma grande variedade de animais que fazem da Serra da Lousã o seu habitat, num ambiente muito próximo do seu meio natural.
Fazem parte deste projecto o Museu da Chanfana, o Eco-museu Territorial e um Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais (olaria, cestaria, tapeçaria e sapataria) onde podemos ter contacto directo com os artesãos. As peças aqui criadas podem ser adquiridas no local, revertendo a favor da associação.
Após a visita, efetuámos um picnic no parque de merendas, experimentámos alguns dos equipamentos existentes para a prática do exercício físico e retomámos o mesmo caminho junto ao rio e à ribeira, em direção à vila.
Este percurso tem apenas 2 Km para cada lado, mas acaba por nos proporcionar um dia diferente e muito bem passado. Penso no entanto que se poderia enriquecer um pouco mais esta caminhada, transformando-o num percurso circular, onde não fosse necessário repetir todo o caminho ou que passasse por outros locais também emblemáticos da vila, como por exemplo uma subida à Igreja Matriz e ao Alto do Calvário.
Deixo a sugestão…
Mapa do Percurso |
Nenhum comentário:
Postar um comentário