domingo, 18 de dezembro de 2016

PR1 – Rota do Dinossauros – Lourinhã - Parte 2 (Da Praia da Areia Branca ao Forte de Paimogo)

O dia acordou com um sol radiante, em nada parecendo que estávamos a apenas uma semana do Natal.

Foi com moral em alta que metemos os pés ao caminho, para efectuarmos a segunda parte da “Rota dos Dinossauros”, que iria ligar a Praia da Areia Branca ao Forte Paimogo, concluindo assim o percurso que havíamos iniciado na véspera (ver publicação aqui).

Esta caminhada foi efectuada essencialmente por estradas de alcatrão, pela Estrada de Paimogo, excetuando um pequeno trilho que desce a falésia até à Praia do Caniçal. Este troço encontrava-se bastante enlameado e escorregadio, terminando com um pequeno ribeiro que desagua naquela praia… Parece-nos que em alturas mais chuvosas não será fácil esta travessia.

Continuando depois pelo alcatrão, chegámos até ao forte de Nossa Senhora dos Anjos – Forte de Paimogo.

Este forte foi mandado construir por D. António Luis de Menezes, também conhecido por Marquês de Marialva, a sua função era a defesa das praias, de modo a impedir o desembarque de tropas inimigas. Daqui avista-se Peniche e a Berlenga, a Norte, e a Sul a Praia de Areia Branca.

O regresso à Praia da Areia Branca foi efectuado inicialmente pela praia, subindo depois para a Estrada de Paimogo junto à Praia do Caniçal e assim regressarmos ao nosso ponto de partida, percorrendo o total de 8 Km. 

Para reposição de energias, almoçámos uma feijoada à brasileira num restaurante local, para regressarmos a casa com mais um fim de semana bem passado a gozar duas grandes qualidades do nosso país: O Sol e o Mar…


  

Mapa do Percurso































































Nenhum comentário:

Postar um comentário