segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Estrada Nacional 2 aos olhos d' Os Papa Trilhos - Nenuco e Pastelita (VII)




  
DIA 1 - ETAPA CHAVES / LAMEGO do KM 0 ao 103
De Santa Marta de Penaguião a Lamego

Damos conta que entramos no Alto Douro Vinhateiro, quando a nossa paisagem se transforma em socalcos de vinhedos, proporcionando-nos uma vista sem igual.

         





Chegados a Santa Marta de Penaguião


 

Já não era cedo e o Turismo já estava encerrado. Paramos o carro e fomos em busca do pavilhão dos bombeiros para carimbarmos o passaporte, 


      

  


     

Caminhamos cerca de 10 ou 15 minutos até encontrarmos os Bombeiros e desiludimo-nos ao ler na porta que não carimbavam passaportes.

            

    
Deixamos a dica a quem passar fora de horas: o ideal é carimbar nas bombas de gasolina da Galp, à entrada da localidade


Aproveitamos a caminhada para conhecermos mais um pouco da vila, passando junto à Câmara Municipal e às Caves de Santa Marta






E continuamos, acompanhando os socalcos que se estendem até ao Douro...




E rapidamente chegamos ao Peso da Régua, 


cidade conhecida pelo vinho do porto, pela estação de caminho de ferro e dos muitos barcos de cruzeiro que ali atracam e que proporcionam vistas fantásticas, enquanto navegam pelo Rio Douro.

Como já chegamos ao final do dia, não foi fácil carimbar o passaporte com um carimbo oficial, por isso assinalamos a nossa passagem por aqui com o carimbo do restaurante onde jantamos.

A estação:

 










As pontes:


 

 


O Rio:


 

       


Uma deliciosa caminhada ao final da tarde, pelas margens do Douro, fez com que este dia terminasse em beleza, pois já tínhamos decidido que apesar de irmos dormir no concelho de Castro Daire, no dia seguinte, teríamos que iniciar o nosso dia a visitar a cidade de Lamego.

    



 

    


    






Já era noite quando passamos por Lamego, e ainda tínhamos muito caminho a percorrer pela Serra de Montemuro, até à aldeia de Cêtos, onde iríamos dormir.


  


    
























Nenhum comentário:

Postar um comentário