sexta-feira, 22 de julho de 2016

Caminhada entre a Praia do Barraña e o Escarabote

Era o nosso terceiro dia de férias na Galiza e ainda não tínhamos efectuado a caminhada a que nos havíamos proposto pelo Passeio Marítimo, que ligava Boiro ao Escarabote.


Bastante cedo, metemos os pés ao caminho, apreciando a azáfama do cultivo do marisco aproveitando o facto da maré estar baixa.

Na praia, o areal ainda sofria a acalmia matinal, apesar do calor já se começar a fazer sentir, poucos eram os banhistas na praia, íamos passando apenas por alguns transeuntes, que tal como nós faziam o seu passeio matinal ou que se deslocavam para os seus empregos.

Abandonámos o passadiço junto à “Playa Xardim”, desviando perto do parque de autocaravanas, em direção ao estuário do Rio Coroño, que formava uma pequena lagoa onde diversas espécies de aves esgravatavam em busca de alimento, num ambiente bonito e tranquilo, rodeado de muita vegetação. Seguimos depois a margem esquerda do rio até ao local onde ele chega ao fim da sua caminhada, entrando finalmente na ria de Arosa.

Atravessámos a ponte sobre o Rio Coroño, chegando à localidade de Escarabote.

Continuando pelo caminho pedonal, passámos junto ao pequeno porto de pesca e fomos passando por pequenas prainhas, que alternavam a paisagem com areias brancas e fina e com pedras e rochedos, todas elas de grande beleza.

Entretanto tomámos consciência de que já tínhamos percorrido cerca de 4 Km. Era altura de subir à estrada de alcatrão, atravessarmos a localidade e após cruzarmos novamente o Rio Coroño, voltamos a percorrer o Passeio Marítimo que nos levaria de volta ao “Camping Barraña”.

Esta caminhada teve um total de 8 quilómetros, que quase não se foram sentindo, pois ao longo de todo o percurso não faltaram motivos de interesse que captassem a nossa atenção, originando uma caminhada bastante tranquila e de uma beleza incomparável.


Mapa do Percurso











































































Nenhum comentário:

Postar um comentário