domingo, 27 de abril de 2014

Descobrindo a Lagoa da Ervideira

No regresso da Praia de Pedrogão, como ainda não era muito tarde, Nenuco e Pastelita fizeram um desvio pela Lagoa da Ervideira

A Lagoa da Ervideira situa-se na freguesia de Coimbrão, no concelho de Leiria, a apenas 6 kms da Praia de Pedrogão, em pleno Pinhal de Leiria.

Trata-se de uma lagoa de água doce rodeada de pinheiros bravos e mansos, eucaliptos, rosmaninho, alecrim e samouco, entre outras espécies como os caniços que proporcionam abrigo à grande diversidade de peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves que povoam o local.

A pesca também aqui foi explorada sendo as espécies mais abundantes os ruivacos, carpas, salmões e sabogas, mas devido à poluição em meados do século passado, algum produto químico os terá morto quase na totalidade e no seu lugar foram colocados achigans, peixe carnívoro e carpas que permanecem no local em abundancia até aos dias de hoje.

Em metade da margem da lagoa foi construído um passadiço em madeira para facilitar a passagem dos visitantes e para uma maior preservação da fauna e flora ali existente, estes passadiços em algumas zonas já se encontram um pouco danificados pelo que seria bom que as entidades competentes procedessem à sua preservação e não deixar que se deteriore na sua totalidade. Não obstante isso, continua a ser um local muito agradável para dar um passeio, com uma beleza extraordinária e com um óptimo parque de merendas, convidando a uns picnics com amigos ou em família.


Mapa do Percurso



























Nenhum comentário:

Postar um comentário