quarta-feira, 23 de abril de 2014

Trilho da Lagoa de S. José - Carriço

No dia 23 de Abril, aproveitando umas mini-férias, Nenuco e Pastelita efectuaram o Trilho da Lagoa S. José, na freguesia de Carriço, no Concelho de Pombal.


A caminhada iniciou-se junto à Guarda do Juncal Gordo, a escassos metros da rotunda que dá acesso à Praia do Osso da Baleia. É um percurso circular de apenas 2,5 Kms, que se desenvolve em torno da Lagoa de S. José, dando-nos a conhecer uma grande variedade de fauna e de flora.



Começamos a caminhar ao longo da vala da Lagoa de S. José, que havia transbordado em alguns pontos devido às chuvas dos últimos dias, o que dificultou um pouco a nossa passagem. Ao longo de todo percurso há uma grande biodiversidade de plantas devido às diferentes condições ambientais, a vegetação que cresce junto à vala e à lagoa, a que cresce em zonas encharcadas, a mediterrânica e a dunar.

Mesmo encostados à Lagoa, onde está instalado um posto de vigia, é grande o alarido. Escutam-se os pássaros e o coaxar das rãs, entre muitos outros sons que não são fáceis de identificar. Lamentamos o facto da lagoa estar praticamente coberta com vegetação e não nos permitir uma maior aproximação, mas devido à procura de um local em que conseguíssemos vê-la e às suas espécies mais de perto surgiu-nos o ponto mais alto da caminhada, dentro de um tronco encontramos um animal que julgamos ser uma salamandra, apesar da sua coloração ser bastante diferente das que costumamos ver, pois esta era vermelha e azul.

Após a passagem pela lagoa rapidamente chegámos ao fim do percurso, cumprindo-nos dizer que está muito bem marcado, tanto com a sinalização adequada como com uma série de painéis que nos foram elucidando sobre os vários tipos de vegetação e da fauna existente, fazendo com que em momento algum houvesse dúvidas sobre o caminho a seguir, havendo apenas a necessidade de se proceder a pequenas operações de limpeza, nomeadamente o corte de erva e retirada de ramos de árvores, pelo que aconselhamos a execução deste percurso, de fácil acesso e bastante interessante não só para quem tem o “bichinho” das caminhadas como também para um passeio de domingo à tarde em família.

Informação do Percurso

































Nenhum comentário:

Postar um comentário