sábado, 20 de fevereiro de 2016

PR1 - Caminho de S. Tiago

De regresso a Sever do Vouga, depois de efetuados os percursos “Cabreia e Minas do Braçal” e “Rota dos Laranjais” em 2015, foi agora a vez dos “Caminhos de S. Tiago”

Este percurso inicia-se na serra do Arestal, no Parque de Laser junto à Capela de S. Tiago.

No início da Rua do Arestal, onde se encontram as placas que sinalizam a direção, seguimos através de caminhos florestais, descendo pela encosta abaixo até à localidade de Rio Bom.

Pela Rua do Caminho Nêdeo, chegámos ao entroncamento com umas alminhas um pouco diferentes do habitual. Seguindo em frente pela estrada de alcatrão, apanhámos um trilho à esquerda onde continuámos a descida até Dornelas do Vouga.

Seguindo a Estrada Nacional, virámos para a Igreja Matriz na Rua 30 de Junho, descendo depois até ao Rio Filveda, que corre com água bastante abundante formando uma pequena cascata.

Foi junto ao rio que tivemos o privilégio de testemunhar a moagem do milho ao ver um moinho de água em pleno funcionamento, para depois petiscarmos o nosso lanchinho, no Parque de Merendas Além do Rio, um espaço bastante agradável na sua margem, faltando apenas alguns bancos, para que se possa usufruir do local com algum conforto.

Atravessando a ponte sobre o rio, seguimos agora para a parte mais antiga da localidade, visitando a Capelinha da Nossa Senhora das Necessidades e passando pelo lavadouro e pelo monumento de homenagem aos combatentes da Guerra do Ultramar.

Cruzando novamente a Estrada Nacional, abandonámos a localidade, embrenhamo-nos novamente na floresta, tendo oportunidade de contemplar uma bonita cascata, que ficava próxima da localidade de Zibreira.

Nesta localidade, virámos para a Rua das Cambas apanhando um caminho florestal e subimos até junto da Represa do Vale do Grou, até atingirmos de novo o alto da Serra do Arestal, passando próximo da nascente do Rio Filveda e do Rio Bom.

Mapa do Percurso



































































Nenhum comentário:

Postar um comentário