Alvaiázere é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, possuidora de um vasto património natural e cultural. Mais uma vez o testemunhámos ao percorrer o PR1 – Por Trilhos de Al-Baizir, que nos levou a passear por entre pinheiros, carvalho-cerquinho, sobreiros e oliveiras milenares, sempre acompanhados por agradáveis aromas a tomilho, alfazema e alecrim. Fomos visitando capelas, igrejas, alminhas e pelourinhos, confirmando todos os encantos que já havíamos admirado quando efetuamos o PR2 – Encantos do Vale da Mata e o PR3 – Percurso da Grande Fórnea.
A caminhada inicia-se no centro da vila de Alvaiázere, junto à Igreja Matriz. Entre a Igreja e a Camara Municipal um belíssimo presépio, com figuras em tamanho real, destacava a época festiva que atravessávamos, o Natal…
Após admirarmos o presépio, seguimos pela Rua Dr. Manuel Ribeiro Ferreira em direção ao sopé da Serra de Alvaiázere, entrando em caminhos florestais e atravessando a Mancha de Carvalho Cerquinho.
Continuando por trilhos muito bonitos, os sobreiros deram lugar a uma vegetação mais rasteira de tomilho, alecrim, tojo e oliveiras.
Apreciando alguns entusiastas do parapente, que nos sobrevoavam e com a Vila de Alvaiázere como pano de fundo, chegámos à Capela dos Covões, local de peregrinação, onde todos os anos no 1º Domingo de Maio, se realiza uma festa em honra de Nossa Senhora dos Covões.
Continuando pela encosta da serra, seguimos até à Cabeça da Mata, atravessando de seguida o extenso olival, até à Mata do Carrascal.
Um fantástico Parque de Merendas aguardava por nós, para saborearmos as nossas sandochas, muito bem apetrechado com churrasqueiras, agradáveis mesas de pedra, caixotes para o lixo e WC, um local muito fresco para fazer pic-nics no Verão. Nas suas imediações situam-se o Gimnodesportivo e as piscinas Municipais.
Continuando pelo circuito de manutenção, passámos junto ao moinho de vento, descendo depois até à zona urbana. Passando junto ao campo de futebol e continuando pelas ruas da vila, ladeámos o Cine-Teatro José Mendes Carvalho e o Tribunal, deixando-nos conduzir através das marcas do percurso, numa visita guiada, até ao nosso ponto de partida, com 10 Km percorridos.
Mapa do Percurso |
Nenhum comentário:
Postar um comentário