quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

PR11 - Trilho do Vale Serrano - Agadão - Águeda

Agadão foi uma freguesia situada no sopé de uma vertente da Serra do Caramulo, a 16 Km de Águeda, a sede do concelho.

O percurso “Trilho do Vale Serrano”, desenvolve-se na união de freguesias de Belezaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, percorrendo ruas dos lugares de Lomba, Vilamendo e Foz, em direção ao Rio Agadão que corre no fundo do vale.


O Rio Agadão nasce na Serra do Caramulo, no concelho de Tondela, indo desaguar no Rio Águeda na localidade de Castanheira do Vouga.

O percurso tem início junto da Igreja de Santa Maria Madalena, seguindo por estradas de alcatrão até ao lugar de Foz, aqui apanhámos um caminho à esquerda que nos levou até junto do Rio, um local muito bonito com uma represa, que forma uma cascata. As cores de Outono salpicam as águas do rio dando um bonito colorido à paisagem, colorido esse que irá perdurar durante todo o percurso. Seguindo pela margem direita, através de trilhos muito técnicos, passámos por zonas agrícolas e florestais, chegando assim, à estrada municipal nº 610, que atravessámos à saída da localidade de Vilamendo.

Seguindo as placas de madeira, chegámos junto ao parque de merendas, atravessando o rio para a margem esquerda por cima da represa, apanhando um trilho que segue ao longo de uma levada, que atravessámos duas vezes por pequenas pontes de madeira, até atingirmos outra represa.

Todo este percurso ao longo do rio é muito bonito, com várias zonas que convidam a permanecer algum tempo e desfrutar do local. Após a passagem pela levada há partes do percurso que apresentam algum perigo de ir ao banho, devido o piso ser bastante inclinado e estreito, susceptível de escorregar com facilidade.

Voltando a atravessar o rio para a margem direita, chegámos ao local onde podemos efectuar o desvio para o Parque Fluvial da Guístola, que dista dali 900 metros. Vale a pena a visita a este local. Optámos por almoçar ali e até aproveitámos para bater uma soneca, para carregar baterias e fazer o caminho de volta até ao lugar da Lomba onde havíamos iniciado a caminhada.

Chegámos muito felizes e contentes com 7 Km percorridos, juntando um novo rio à nossa “base de dados”.

Aproveitamos esta oportunidade para louvar a Câmara Municipal de Águeda pela aposta que está a fazer nesta forma de turismo de natureza, levando-nos desta forma a conhecer as suas freguesias que de outra maneira seria difícil sabermos da sua existência.

Dos trilhos inaugurados por esta autarquia em 2016, já conhecemos o PR12 – Trilho dos Arrozais e brevemente iremos conhecer o PR10 – Trilho de Lourizela


Mapa do Percurso
























































































































Um comentário:

  1. Foi com muita tristeza que fiz este trilho com amigos e verificamos que estava Totalmente degradado e sem qualquer manutenção.
    Bem marcado sim,mas sem qualquer indicio de que tenha sido limpo.
    Todos ficamos a perder,porque quem gosta deste tipo de actividade não vai querer passar por sitios em que não possa ter o mínimo de segurança.
    Ficou a grande símpatia dos habitantes e a tristeza que partilhamos com eles.

    ResponderExcluir