domingo, 30 de março de 2014

Porto Histórico

Após uma breve incursão pela baixa do Porto na noite do dia 29 de Março, Nenuco e Pastelita no domingo aproveitaram para melhor conhecerem o seu Centro Histórico

O dia acordou chuvoso e frio, mas mesmo de guarda-chuva aberto, não deixamos de caminhar mais de 7 km em pleno centro do Porto.

Deixamos o Campo 24 de Agosto, seguimos pela rua de Santo Ildefonso em direcção à Rua Passos Manuel, tomámos o cafezinho matinal nas imediações do Coliseu e seguimos pela rua Santa Catarina, passando pelo mercado do Bulhão e pela Trindade chegámos à Avenida dos Aliados, as máquinas fotográficas não tinham descanso, pois esta cidade tem pontos de interesse e novidades em cada esquina, não há construção nenhuma que não apresente algo digno de ser registado por uma objectiva, uma estatueta, um azulejo, uma pintura… 

Depois de uma breve paragem na estação de S. Bento para apreciação dos seus Painéis de Azulejos, que retratam essencialmente factos do norte do país, vamos até à Torre dos Clérigos e em seguida à Sé, que é um dos monumentos principais e mais antigos do país. Sentimo-nos como crianças num parque de diversões, pois em todas as direcções há motivos de interesse e apetece correr pra podermos assimilar o máximo de informação possível.

Não poderíamos deixar para trás uma visita às muralhas, nem a travessia do tabuleiro superior da Ponte D. Luís de onde se tem uma soberba vista do Douro e da Ribeira, assim como de Vila Nova de Gaia e toda a restante paisagem.

É de louvar a preservação dos elétricos que ainda se vão encontrando pela cidade, pois continua a ser um meio de transporte muito agradável, não havendo turista que resista a uma voltinha, pois são sem dúvida uma grande atracção e já uma raridade no nosso país.

Depressa chegou a hora de regressarmos a casa e após uma rápida passagem pelo Estádio do Dragão, apanhámos a auto-estrada que nos trouxe de volta a casa, mas no ar fica o desejo e a promessa de que voltaremos em breve, pois muito ficou ainda por ver e conhecer.

Mapa do Percurso


Clique para ver o Video












































































Nenhum comentário:

Postar um comentário