sexta-feira, 10 de junho de 2016

Aldeia Histórica de Marialva

A caminho de Vila Flor, distrito de Bragança, desviámos um pouco da nossa rota para ficarmos a conhecer mais uma Aldeia Histórica.


Após já termos visitado Idanha-a-Velha e Monsanto em Julho de 2014, Belmonte, Castelo Novo e Sortelha em Agosto de 2015, Piódão em Setembro de 2015 e Trancoso em Fevereiro de 2016, era chegada agora a vez de Marialva. 



No cimo de uma colina, encontra-se a Aldeia História de Marialva, pertencente ao Concelho de Mêda, no Distrito da Guarda.

É uma aldeia repleta de memórias da nossa história, povoada inicialmente pelos aravos, povo lusitano, foi posteriormente ocupada pelos romanos e pelos árabes, sendo no final conquistada por D. Fernando, na conquista das Beiras.

Dentro da cerca amuralhada, percorremos as ruas estreitas, calcetadas. Subindo à muralha desfrutámos da soberba paisagem em redor, observando ao fundo, no sopé da colina, a Devesa, a parte mais baixa da população e onde está actualmente a maior concentração populacional. A Capela de Santa Barbara, instalada numa das extremidades do monte, também tem deste local uma vista privilegiada. Passámos junto Igreja de Santiago, ladeada pela Capela de Nosso Senhor dos Passos, pelo Largo do Pelourinho de onde se tem uma boa visibilidade para a Torre de Menagem, tal como pelo local onde em tempos funcionou os Paços do Concelho, o Tribunal e a Cadeia.

Presenciando ainda os vestígios da Feira Medieval, que tinha ocorrido alguns dias atrás, revivendo momentos da nossa história, saímos pela Porta do Anjo da Guarda, chegando assim junto à Capela Nossa Senhora de Lurdes/João Baptista e às Casas dos Judeus, onde funciona agora o Turismo., onde está também um cruzeiro.

Passando junto ao cruzeiro, seguimos em frente, até à fonte do Mergulho, passando por vários Passos da Via Sacra e pela Igreja de S. Pedro. Passámos também junto ao Solar dos Marqueses de Marialva.

Após uma passagem pela parte mais baixa da aldeia demos por terminada a visita a esta graciosa aldeia, levando depois a direcção à sede concelho, Meda, onde nos deliciámos com um magnífico almoço, direccionando-nos depois ao Parque de Campismo de Vila Flor onde permaneceríamos nos próximos dias.


Mapa do Percurso

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário