sábado, 25 de junho de 2016

PR3 - Do Pão ao Vinho

Sábado 25 de Junho o nosso destino foi o conselho do Sardoal, onde efectuámos o percurso “Do Pão ao Vinho”.


Iniciámos a caminhada no Parque de Lazer da Lapa, uma praia Fluvial bastante acolhedora, com todas as infra-estruturas necessárias para um dia bem passado.

A montante da Praia Fluvial encontra-se Capela da Senhora da Lapa, e a imagem de Santa Madalena que lhe fica defronte numa gruta escavada na pedra. Um pouco mais acima situa-se a Barragem da Lapa, que aproveita a água da ribeira das Sarnadas e da ribeira do Vale Formoso, que confluem num local próximo da localidade da Lapa, constituindo a partir daí a ribeira de Arcês, que além de abastecer a barragem, banha também a zona de lazer da Lapa, transformando-o num local de uma enorme beleza natural.

A primeira parte do percurso, faz-se pela Rua da Lapa até Porto Mação, seguindo depois a levada, junto à ribeira das Sarnadas até à ponte Medieval, e à Moderna, que foi construída paralelamente à primeira.

A partir daqui foi sempre a subir, até aos Moinhos de Entrevinhas, usando o caminho que tantas vezes foi usado pelos populares que levavam os cereais para a moagem, um parque de Merendas muito acolhedor, com uma vista simplesmente fabulosa.

Atravessando a aldeia de Entrevinhas e ladeando a localidade de Venda Nova, fomos passando por poços e azenhas, que noutros tempos foram uma mais-valia para a manutenção das culturas agrícolas e por zonas florestais, pisando coloridos tapetes de flores, chegando assim à Quinta do Vale do Armo. Após alguns tempos de abandono, esta quinta voltou a laborar desde 2004, produzindo actualmente vinhos de grande qualidade, comercializados com as marcas “Vale Zangão”, “Vila Jardim” e “Espumante Vale do Armo”.

Seguindo por entre vinhas, descemos de novo até à povoação com esse nome (Entrevinhas), seguindo depois até ao ponto de partida.

Por estradas de alcatrão, de terra batida e trilhos usados antigamente para acesso aos campos e de ligação entre localidades, percorremos cerca de 11 Km, onde nos deparámos com paisagens lindíssimas e tivemos contacto com mais um bocadinho do Portugal desconhecido.

Findo o percurso fizemos uma visita à sede de conselho, Sardoal, e dirigimo-nos à Barragem do Castelo do Bode, onde acampámos no Parque de Campismo de Alverangel junto às águas calmas da albufeira, usufruindo de toda acalmia e tranquilidade que um local como este nos pode proporcionar.

Terminámos o dia a jantar na cidade de Tomar e a assistir á vitória de Portugal contra a Croácia, não havendo melhor desfecho para o dia: assistir ao apuramento de Portugal para os oitavos de final do campeonato europeu.

Mapa do Percurso










































 











































 















Nenhum comentário:

Postar um comentário