domingo, 21 de agosto de 2016

Vinhais e seu Parque Biológico

Deixando para trás Bragança, seguimos em direção a Vinhais, pela Estrada Nacional nº 103, que delimita o Parque Natural de Montesinho.


Na entrada da Vila duas placas nos chamaram a atenção: “Vinhais a Capital do Fumeiro” e “Parque Biológico de Vinhais”.



A primeira, relacionada com a Feira do Fumeiro, que é efectuada todos os anos em Fevereiro, onde o porco Bízaro é o artista principal neste acontecimento. A segunda iria ser o nosso principal destino, nessa localidade.

O Parque Biológico de Vinhais fica a apenas 3Km do centro da Vila, instalado na Serra da Coroa, em Pleno Parque Natural de Montesinho.

Possui uma grande variedade de animais, nomeadamente javalis, veados, corços, raposas, aves de rapina entre outros animais selvagens que povoam a serra. Há também uma mostra dos animais domésticos da região, tais como galinhas, coelhos, porcos, bois, entre outros…

Foi com grande agrado que durante mais de uma hora, percorremos os caminhos do parque, tomando no final uma bebida refrescante na cafetaria, e posteriormente jantarmos, aproveitando o amplo parque de merendas ali existente.

Existe também o Parque de Campismo, com aluguer de Bungalows e percursos pedestres para que se possa conhecer melhor as imediações, em suma, um local fantástico para passar um fim de semana em harmonia com a natureza e de certeza que atividades não irão faltar.

De regresso à vila, passámos junto ao tribunal e visitámos o Castelo, local onde a vila começou a evoluir, a partir do largo onde se encontra o pelourinho e a Igreja Nossa Senhora da Assunção. 

A vista que se observava do Miradouro junto ao Turismo era deslumbrante e entretanto o sol já se estava a esconder, era hora de ir regressando a Bragança.

Mapa do Percurso















































Nenhum comentário:

Postar um comentário