sábado, 29 de agosto de 2015

Sabugal

O Sabugal é uma bonita cidade Beirã, pertencente ao Distrito da Guarda, integrada na Reserva Natural da Serra da Malcata, onde estão protegidas diversas espécies vegetais e animais, serra esta muito conhecida por um dos últimos abrigos do lince ibérico. 

O concelho do Sabugal encontra-se inserido na Bacia Hidrográfica do Côa, sendo este rio, o mais importante do concelho. Nas suas margens foram construídos vários parques de lazer, com diversos equipamentos para a prática de exercício físico, parques de merendas e zona de banhos, com uma acolhedora praia fluvial.

O seu castelo altaneiro, é o principal motivo de interesse da localidade, mas muito mais há a visitar, desde o pelourinho, a Igreja Matriz, várias casas brasonadas, a torre sineira e as portas da cidade, que hoje se encontram bem no centro da povoação, devido ao seu grande crescimento.

Já nos arredores da localidade, podemos visitar o Santuário da Senhora da Graça, que fica nas imediações da Barragem do Sabugal.

A Barragem foi inaugurada no ano 2000 e abastece todo concelho, tendo sido uma mais-valia no combate à falta de água no pico do Verão, devido ao calor excessivo e à maior concentração de pessoas na região.

De visita obrigatória no concelho é também a Aldeia Histórica de Sortelha, mais um testemunho da riqueza histórica destas paragens, mas outras aldeias de concelhos vizinhos merecem a nossa atenta visita, tais como Belmonte e Castelo Novo, pertencentes respectivamente aos concelhos da Guarda e Fundão.