A convite de amigos, participámos numa homenagem a Sampaio Bruno, passando por vários locais do Porto, por ele frequentados. Desta vez, o texto que se segue é da autoria do nosso amigo Júlio Roldão, ex-jornalista, que sendo um homem do Porto e das letras, fez esta descrição melhor, que nós alguma vez faríamos.
“Sob um tempo cinzento que ameaçava chuva, o que felizmente não aconteceu, integramos um grupo que celebrava os 125 anos da revolta republicana do 31 de Janeiro com uma visita guiada por locais do centro da cidade do Porto associados a Sampaio Bruno, um jornalista e revolucionário ligado ao 31 de Janeiro de 1891.
A visita à cidade foi orientada pelo jornalista Germano Silva, considerado um dos grandes mestres na arte de desvendar os segredos da cidade do Porto, e terminou na sede da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, que organizou a homenagem, com a apresentação de um livro da autoria de Paulo Samuel sobre Sampaio Bruno.
Ainda da parte da manhã deste 31 de Janeiro de 2016, subimos a Rua do Almada até à Praça da República, contornamos o Quartel-General e fomos espreitar a Igreja da Lapa - onde está depositado o coração de D. Pedro IV de Portugal, I do Brasil -, numa visita rápida e discreta por estar a decorrer uma cerimónia religiosa.”
Mapa do Percurso |
Nenhum comentário:
Postar um comentário