quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Parque Nacional Peneda/Gerês – Gavieira - PR1 Pertinho do Céu

O Caminho até à Gavieira foi bastante animado, Nenuco e Pastelita pararam várias vezes para registar fotograficamente a fantástica paisagem, as vacas e os cavalos selvagens que surgiam em cada curva.


Não foi difícil encontrar o caminho até ao início do percurso pois o mesmo estava muito bem sinalizado junto à estrada. De imediato demos início à dolorosa subida até à Branda das Busgalinhas, por um antigo caminho de lages onde ainda estavam bem visíveis as marcas dos carros de bois de outrora. Fomos observando os verdejantes campos agrícolas, muito bem delimitados com muros de pedra solta e o gado pastando bonacheiramente, surgiu perante os nossos olhos as rusticas casinhas que servem de abrigo aos habitantes de Gavieira durante a época estival.

Seguindo por um estradão de terra com a majestosa Serra da Peneda no nosso horizonte, chegámos à Branda de S. Bento do Cando, local onde nos encontrámos com um enorme grupo de caminhantes que efectuavam uma parte da Grande Rota “Travessia das Serras da Peneda e do Soajo”. Junto a nós, caminhavam também um casal de Lisboa e uma família francesa, com quem nos íamos cruzando e trocando algumas impressões sobre o percurso e sobre passeios pedestres em geral, servindo este convívio para aligeirar um pouco o cansaço.

Após a visita a S. Bento do Cando iniciámos a abrupta descida até ao Rio Grande, onde junto a uma rústica construção para arrumo das alfaias confundimo-nos um pouco com a sinalização mas foi ultrapassado de imediato. Continuámos o nosso caminho com o rio do lado esquerdo até ao Lugar de Igreja. Após visitarmos esta típica aldeia subimos por um caminho de cimento até ao ponto de partida, um pouco cansados devido ao sol que nos acompanhou nestes cerca de 9 km de percurso.

Este percurso apresenta alguma dificuldade nos 2 km iniciais devido a um acentuado declive ascendente, apresenta-se muito bem marcado e é bastante interessante do ponto de vista paisagístico e cultural.

Folheto em PDF

Mapa do Percurso











































Nenhum comentário:

Postar um comentário